Futebol Americano
Vladimir Bianchini 4y

Em fim de contrato com Ajax, Danilo fala sobre seleção e projeta revanche no clássico contra o PSV 5h5y6s

O atacante Danilo, do Ajax, falou sobre a agem pela seleção olímpica e o clássico contra o PSV  6t1v31


De volta ao Ajax após ar um ano emprestado ao Twente-HOL, Danilo será uma das opções do técnico Erik ten Hag para o clássico contra o PSV, válido pelo Campeonato Holandês. O jogo, que será realizado neste domingo (24), às 11h45 (de Brasília), terá transmissão gratuita pela ESPN no Star+. 4254r

Começou! Até meia noite de domingo (24) tem Star+ o Livre. Muito esporte AO VIVO, séries e filmes. Clique aqui e aproveite de graça toda a programação.

O brasileiro foi uma das maiores sensações da última edição da Eredivisie ao marcar 17 gols e terminar como o quarto maior goleador da competição. O atacante balançou as redes mais vezes do que os colegas da equipe de Amsterdã.

"Acho que tive uma experiência muito boa. Foi meu primeiro ano e mostrei quem eu sou. Pude evoluir como profissional e homem porque joguei em alto nível contra grandes clubes. Foi muito bom para poder voltar e valeu muito a pena", contou o jogador ao ESPN.com.br.

Com as boas atuações, Danilo foi chamado para amistosos da seleção brasileira sub-23 antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

"Não esperava ser convocado e precisei avisar o Twente às pressas para pode viajar. Fui recebido muito bem e já conhecia o Rodrygo da base do Santos e o Emerson Royal da Ponte Preta. Foi a realização de um sonho. Não fiquei com tanta expectativa de ser chamado porque cheguei no fim do ciclo antes da Olimpíada. Consegui estrear e um dia espero defender a seleção principal", afirmou.

Apesar de ter despertado a cobiça de outros clubes depois de se destacar no Twente, Danilo optou por voltar para cumprir o último ano de contrato com o Ajax. Ainda com a situação indefinida, o brasileiro não sabe se irá permanecer na equipe holandesa.

"O plano era fazer uma temporada no Twente e voltar ao Ajax para tentar fazer meu nome. Muitos clubes queriam me contratar por empréstimo por causa da pandemia, mas tenho só mais um ano de contrato com o Ajax. Era a melhor opção para tentar mostrar muito mais de mim", contou.

"Deixei [a negociação] com os meus empresários, que chegaram a oferecer um contrato, mas estamos vendo a melhor possibilidade no futuro, o que for melhor para o clube e para mim. Logo teremos novidade se vou renovar ou não", explicou.

Em busca de espaço desde que voltou ao Ajax, o atacante fez cinco jogos (todos saindo do banco de reservas) pela equipe principal e anotou um gol. Pelo time B, que joga a segunda divisão holandesa, ele atuou três vezes como titular (três gols e duas assistências). 

"Ano ado eu jogava todos os jogos. Agora, estamos com reforços que estão fazendo uma temporada muito boa. Acho que para mim está um pouco difícil para ter ritmo de jogo, mas tenho feito uns jogos pelo Young Ajax. Esse ano não estou jogando tanto. Mas tudo certo", afirmou.

Danilo espera entrar em campo no clássico contra o PSV para poder descontar a derrota por 4 a 0 na Copa Johan Cruyff, no primeiro jogo da temporada.

"A gente está com 'sangue nos olhos' depois do jogo do Dortmund e já estamos falando do PSV. Será a nossa revanche e queremos descontar. É importante esse jogo porque poderemos dar um o grande na tabela. Queremos somar pontos para ter mais vantagem no fim", afirmou.

Carreira de Danilo 21nn

Nascido em São Paulo, o jovem de 22 anos começou na escolinha do São Caetano e ou cinco temporadas na base da Portuguesa até chegar ao Corinthians, em 2010.

Depois de ser dispensado do clube de Parque São Jorge, ele ainda foi mandado embora de Ponte Preta e Vasco antes de chegar ao Sub-17 do Santos. Destaque no Paulistão Sub-20 de 2017, o atacante foi com apenas 18 anos ao Ajax, antes mesmo de jogar nos profissionais.

Para se adaptar melhor ao país, foi enviado pelo time de Amsterdã para morar na casa de uma família holandesa, em uma espécie de intercâmbio, ao lado de mais dois jogadores da base. Depois de subir para o time sub-23 do Ajax e se destacar, ele foi emprestado para o Twente na temporada ada.

^ Ao início ^