Apontada como a seleção de melhor futebol da Copa América, embora o favoritismo ainda seja da atual campeã Argentina, a Colômbia tem a chance de fazer algo inédito nesta quarta-feira (10), em Charlotte, contra o Uruguai.
Na semifinal que decide quem será o adversário de Lionel Messi e companhia no domingo (14), os colombianos defendem uma invencibilidade de 27 jogos e mais de dois anos sem sofrer uma derrota sequer.
A última vez que o esquadrão de James Rodríguez, Luis Díaz e companhia saiu derrotado foi em fevereiro de 2022, ao levar 1 a 0 da própria Argentina. Desde então, apenas resultados positivos, o que levou a atual geração a igualar um recorde daquele que, para muitos, ainda é o melhor time que o país produziu.
Entre 1992 e 1994, a Colômbia permaneceu 27 partidas sem perder, em uma época com figuras marcantes como Freddy Rincón, Carlos Valderrama, Faustino Asprilla e outros que fizeram muito sucesso, até mesmo no futebol brasileiro.
O auge dessa seleção foi a goleada por 5 a 0 sobre a Argentina, em Buenos Aires, no ano de 1993, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. Um resultado tão impressionante que arrancou suspiros até do Rei Pelé, que colocou a Colômbia entre as favoritas ao título mundial nos Estados Unidos.
A conquista da Copa não aconteceu. Nos Estados Unidos, os colombianos caíram ainda na fase de grupos. Vinte anos depois, a geração de James Rodríguez vive momentos bem mais alegres no país e tem a chance de "desempatar" a disputa.
Afinal, qual será a maior seleção da história do país: a de Valderrama ou a de James? Difícil cravar agora, mas uma agem à final, com a possibilidade de ser campeã em cima da Argentina, tem tudo para pender a disputa para o lado atual.