<
>

'Guerra política' tira Mkhitaryan do Arsenal nesta quinta e em possível final da Europa League 256w18

O Arsenal perdeu um de seus principais jogadores para o jogo desta quinta-feira, contra o Qarabag, pela segunda rodada da fase de grupos da Europa League. E não é que Henrikh Mkhitaryan esteja machucado ou até mesmo suspenso na competição. O problema é que o duelo será disputado no Azerbaijão, país que não ite a presença de armênios, nação do meia, em seu território.

As duas pátrias encaram conflitos há mais de 20 anos por divergências políticas por causa de disputa por território. E a presença de um armênio no Estádio Olímpico de Baku poderia afetar a segurança da partida. A decisão de sequer viajar ao local partiu do próprio jogador, que preferiu evitar problemas e foi compreendida pela direção do Arsenal.

"A segurança de nossos jogadores e do nosso estafe é a nossa prioridade máxima", disse o clube, em versão oficial. Já o técnico Unai Emery lamentou não ter um jogador importante à disposição, mas deixou claro que isso está além de seu comando. "Meu trabalho é no futebol. Eu respeito cada pessoa, cada cultura, cada país, mas não conheço a situação de todos os países. Eu sei que ele não pode jogar amanhã, mas mesmo assim tenho respeito por ele", comentou, em entrevista coletiva.

O assunto foi tratado até mesmo por Gurban Gurbanov, técnico do Qarabag, que tratou com desdém a situação. "Eu não queria que a política atrapalhasse assim no esporte, mas não poderíamos fazer nada sobre esse assunto. O Arsenal preferiu 'salvar' o jogador, mas se Mkhitaryan viesse para o Azerbaijão, não seria a primeira vez, mas foi a escolha deles que ele não viesse. A equipe pode ter medo de que, na frente de 60 mil torcedores do Azerbaijão, ele sinta alguma pressão".

E mais do que perder seu camisa 7 por um jogo, o Arsenal pode ter um grande problema para a sequência da competição. Isso porque, nessa temporada, a final da Liga Europa, um dos grandes objetivos do tradicional clube londrino, será disputada justamente no Azerbaijão, novamente no Estádio Olímpico, e é bem provável que o armênio seja mais uma vez ausência no time de Emery, que prefere não pensar nisso agora.

"Falta muito tempo para chegarmos à final. Estamos pensando apenas no desempenho de amanhã. Estamos trabalhando para nos preparar para as próximas partidas. Amanhã é a Liga Europa, uma competição muito grande para nós. Eu estou aqui, trabalhando e o respeito é muito grande de minha parte. Estamos aqui, cada pessoa está pensando e aproveitando a partida amanhã", terminou o treinador.

A situação não chega a ser uma novidade para Mkhitaryan. Em 2015, quando ainda jogava no Borussia Dortmund, o atleta também foi preservado de um jogo no Azerbaijão para evitar qualquer tipo de reação negativa dentro e, principalmente, fora de campo.