O São Paulo subiu 3.825 metros de altitude e começou a Copa Libertadores 2020 com o pé esquerdo.
Visitando o Deportivo Binacional, do Peru, a equipe paulista dominou o primeiro tempo e criou inúmeras chances de gol, mas só fez um. Depois, faltou fôlego, levou a virada e foi derrotado pelo time que fez sua primeira partida na história da competição: 2 a 1.
Mesmo sem Fernando Diniz no banco de reservas, cumprindo suspensão de quando ainda treinava o Fluminense, o tricolor paulista seguiu jogando como nos últimos jogos, e chegou dominando o adversário.
Desde o primeiro minuto, os brasileiros pressionaram. Com oito minutos de jogo, Pato perdeu um gol de cabeça na entrada da pequena área, mas balançou as redes com com 20. Após lançamento de Volpi, Pablo tabelou com Daniel Alves, limpou a zaga e deu a assistência para Alexandre, que dominou e tirou do goleiro.
Enquanto os peruanos só chutavam de longe, tentando aproveitar a altitude, o trio de ataque tricolor estava com tudo. Antony, abusando da velocidade, chegou ainda duas vezes em situação de gol, mas chutou fraco. Ainda antes do intervalo, Pablo criou três oportunidades de ampliar a vantagem, mas perdeu todas - inclusive um rebote na entrada da área sem goleiro. De qualquer jeito, o time jogava com intensidade e não dava sossego à defesa adversária.
Mas aí veio o segundo tempo, que mais pareceu outra partida.
O Binacional, que não assustou nos primeiros 45 minutos, logo empatou a partida com 4 da etapa complementar. Marco Rodríguez recebeu nas costas da zaga, pela ponta esquerda, entrou na área e bateu entre as pernas de Volpi.
Sem o mesmo fôlego do primeiro tempo, o São Paulo começou a ser dominado pelos peruanos. Ainda tentava investidas pela ponta esquerda com Antony, mas não era incisivo.
E aí os gols perdidos da primeira etapa fizeram falta. Já cansado pela altitude, o tricolor via o adversário trocar es e não parecia capaz de oferecer perigo. E assim, com 32 minutos, levou a virada. Arango recebeu na entrada da área, veio puxando pela ponta direita e, sem ser acompanhado, bateu de fora da área, achando o cantinho do gol de Volpi. 2 a 1.
O São Paulo foi com tudo após o gol sofrido para tentar o empate, mas o Binacional se segurou na reta final. Antony e Hernanes, que entrou no lugar de Bruno Alves após levar a virada, criaram chances, mas pararam no goleiro Raúl Fernández. Assim, o Binacional conquistou a vitória logo em sua primeira partida de Libertadores.
Ficha técnica 6w5md
Deportivo Binacional 2 x 1 São Paulo 5l4
GOLS: Marco Rodríguez e Arango (BIN); Alexandre Pato (SÃO)
BINACIONAL: Raúl Fernández; Ángel Pérez, Eder Fernández, Fajardo e Reyes; Leudo, Tello, Ojeda (Guachire), Manco (Polar) e Arango; Marco Rodríguez (Zeta) Técnico: Willy Escapa
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves (Hernanes) e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Alexandre Pato (Toró), Antony e Pablo (Lizieiro) Técnico: Márcio Araújo
Estatísticas 6p3m4t
Pela primeira vez na história, a cidade de Juliaca, no Peru, a 3.825 metros de altitude, recebeu um jogo de Libertadores
Alexandre Pato chegou a 4 gols na temporada - e marcou pelo terceiro jogo seguido
Já Pablo deu sua 3ª assistência em 2020
O São Paulo fez sua primeira partida de fase de grupos de Libertadores desde 2016, quando chegou até a semifinal da competição
Após seis vitórias brasileiras na primeira semana da Libertadores, o São Paulo foi o único time do país a não conquistar três pontos
Classificação após uma rodada 673e22
GRUPO D
1. LDU - 3 pontos
2. Binacional - 3 pontos
3. São Paulo - 0 ponto
4. River Plate - 0 ponto
Próximos jogos m4w5p
As duas equipes voltam a campo neste final de semana.
Domingo, 08/03, 16h*, Botafogo-SP x São Paulo, Paulista
Domingo, 08/03, 21h30*, Binacional x Sport Boys, Peruano
*horário de Brasília