Nesta sexta-feira (23), o Napoli se sagrou campeão do Campeonato Italiano 2024/25, após vencer o Cagliari por 2 a 0, na última rodada, com gols McTominey e Lukaku.
Esse é o 2º Scudetto do time celeste nas últimas três temporadas. No entanto, a equipe do sul da Itália teve que reconstruir boa parte da equipe que foi campeã de forma espetacular em 2022/23.
Daquele elenco, saíram alguns dos principais nomes do elenco, como os atacantes Osimhen (emprestado ao Galatasaray após brigar com a diretoria) e Kvaratskhelia (vendido ao PSG).
Também deixaram Nápoles vários coadjuvantes importantes, como o zagueiro Kim Min-jae, o lateral Mário Rui, os meias Elmas e Zielinski o atacante Lozano.
Com isso, o Napoli teve que se "reconstruir" nas janelas de transferências, com destaque para as contratações feitas antes da temporada 2024/25.
Com anuência do técnico Antonio Conte, chegaram seis jogadores, que tiveram impacto direto na equipe e foram decisivos na conquista da Serie A.
Ao todo, o time presidido por Aurelio De Laurentiis investiu 149,5 milhões de euros (R$ 947,94 milhões, na cotação atual) para recrutar o sexteto.
O valor é menos que "um Kylian Mbappé", já que o Paris Saint-Germain pagou 180 milhões de euros (R$ 1,14 bilhão) para contratar o atacante quando ele estava no Monaco, em 2018.
Veja quanto o Napoli gastou em cada um:
Alessandro Buongiorno: comprado do Torino por 35 milhões de euros
Scott McTominey: comprado do Manchester United por 30,5 milhões de euros
Romelu Lukaku: comprado do Chelsea por 30 milhões de euros
David Neres: comprado do Benfica por 28 milhões de euros
Billy Gilmour: comprado do Brighton por 14 milhões de euros
Rafa Marín: comprado do Real Madrid por 12 milhões de euros
Posteriormente, na janela de inverno, a diretoria ainda buscou mais duas opções pra encorpar o plantel.
Assim, chegaram por empréstimo o meio-campista Philip Billing, do Bournemouth, e o atacante Noah Okafor, do Milan.
Mas foi o sexteto da janela de verão que realmente desequilibrou a favor do time de Antonio Conte ao longo da temporada.
McTominey, por exemplo, chegou desacreditado após ser tratado como uma das "caras do fracasso" do Manchester United nos últimos anos e foi um dos grandes nomes do Italiano.
O escocês marcou 12 gols, vários deles decisivos, e ainda contribuiu com mais quatro assistências.
Já Lukaku mostrou mais uma vez o motivo de sempre ser uma das apostas de Conte. Com 13 gols e 11 assistências, ele foi extremamente importante no Scudetto.
A tendência agora é que os napolitanos aumentem ainda mais o nível de investimento para a próxima temporada, já que o clube retornará à Uefa Champions League.
Por outro, ainda é incerto o que vai acontecer com Osimhen, que voltará do empréstimo ao Galatasaray e está na mira de vários grandes clubes da Europa.