O fim de semana marcará o capítulo final da trajetória de uma das grandes lendas do Manchester City. Depois de dez anos, Kevin de Bruyne fará sua última partida pelo clube, quando entrar em campo neste domingo (25), às 12h (de Brasília), contra o Fulham, com transmissão ao vivo do Disney+ .
Ao longo da última década, o belga teve diversos momentos marcantes pelo clube inglês. Os números (16 títulos, 421 jogos, 108 gols e 177 assistências) mostram a grandeza de um dos maiores nomes da história dos Citizens.

(Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e C6Bank)
Dentre tantos, o ESPN.com.br aceitou o desafio de elencar dez grandes momentos do eterno camisa 17 do Manchester City, que muito em breve será homenageado com uma estátua em frente ao Etihad Stadium. Uma honraria reservada para poucos – e que a lista abaixo ajudará a entender os motivos.
Decisivo contra Barcelona e Real Madrid 3s3q2o
De Bruyne foi contratado pelo City no verão europeu de 2015, quando o chileno Manuel Pellegrini ainda era o técnico. A explosão mesmo aconteceu a partir do ano seguinte, já sob o comando de Pep Guardiola. Nesta temporada, o belga mostrou a que veio em um confronto contra o Barcelona do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar). Foi dele o gol da virada no Etihad Stadium, de falta, na vitória por 3 a 1.
Mas não foi apenas contra o Barça que o craque aprontou. Nos diversos duelos ao longo dos anos contra o Real Madrid, De Bruyne sempre arrumou um jeito de brilhar. Fez gol e deu assistência nos 2 a 1 em 2020, pelas oitavas de final da Champions League; marcou na vitória por 4 a 3 dois anos depois, na semifinal do mesmo torneio; brilhou com gol e assistências no confronto que garantiu o City na final de 2023; e deixou o seu também no empate por 1 a 1, em 2024.
Decisivo contra ex-clube em 2017 324336
Um dos maiores times da história da Premier League é o Manchester City dos 100 pontos. E a primeira grande vitória na campanha veio justamente dos pés de KDB. Em pleno Stamford Bridge, a lei do ex entrou em ação com o belga anotando o gol da vitória sobre os então atuais campeões do Chelsea, time que o contratou, mas que o dispensou anos antes.
Assistência incrível para Jesus fechar campanha dos 100 pontos 283b14
E o time dos 100 pontos só conseguiu chegar nessa marca graças a Kevin de Bruyne. Na última rodada, o jogo contra o Southampton parecia fadado a terminar empatado. Até que, aos 49 do segundo tempo, o camisa 17 encontrou um belíssimo lançamento de mais de 50 metros para Gabriel Jesus marcar o gol da vitória dos Citizens – único time a fazer uma centena de pontos na era Premier League.
20 assistências na mesma temporada 22e4b
Ao longo de sua agem, De Bruyne ficou marcado por es para gols de seus companheiros. Em 2019/20, inclusive, essa foi mais do que nunca a sua grande marca. Afinal, naquele ano, o belga conseguiu dar 20 assistências na Premier League, recorde que apenas Thierry Henry divide com ele.
O craque até hoje reclama de um lance não computado pela liga, quando deu e para Raheem Sterling marcar contra o Arsenal. Se esta jogada fosse contada, De Bruyne estaria isolado com 21 assistências em uma mesma temporada, algo jamais visto na Inglaterra.
4 gols (sendo 3 de canhota) contra os Wolves em 2022 3u5h1w
KDB sempre foi mais marcado por suas assistências do que por seus gols. Em uma noite, porém, o camisa 17 conseguiu se transformar em artilheiro. Azar do Wolverhampton, que viu o belga balançar as redes QUATRO vezes, sendo três com a perna esquerda, que é a sua ruim. Em um dos gols, ele até imitou a comemoração clássica de Erling Haaland, que havia acabado de ser anunciado pelo clube.
Destruidor do Arsenal na campanha do Treble 1al4p
A histórica Tríplice Coroa do City em 2022/23 quase não foi conquistada, não fosse pela virada sobre o Arsenal na reta final da Premier League. E o ponto chave para essa virada teve Kevin de Bruyne como protagonista. O belga anotou dois gols, deu uma assistência e comandou a goleada por 4 a 1 sobre os Gunners, em Manchester. Semanas depois, o troféu viria para o clube, que também conquistaria a Copa da Inglaterra e a tão sonhada Champions League.
Reestreia em grande estilo contra o Newcastle 6te6v
Em janeiro de 2024, De Bruyne voltava aos gramados depois de quase seis meses afastado por conta de uma lesão na coxa. E seu retorno não poderia ter sido melhor. Aos 24 minutos do segundo tempo, os comandados de Guardiola perdiam por 2 a 1 para o Newcastle fora de casa. Eis que o belga empatou, quase em seu primeiro lance, e deu uma assistência mágica, no último minuto, para Oscar Bobb garantir a virada.
4 assistências para Haaland na Copa da Inglaterra 5c382v
Em fevereiro de 2024, o City conseguiu avançar na Copa da Inglaterra com impressionante goleada sobre o Luton Town por 6 a 2. O astro da noite foi Erling Haaland, que anotou cinco gols. Quatro deles, porém, vieram de es dados por De Bruyne. Mais uma noite mágica de um dos maiores assistentes que a Inglaterra já viu.
Última grande atuação 29j1z
Na atual temporada, assim como o próprio Manchester City, o astro belga teve muitas atuações apagadas e alguns problemas para se manter em forma. Na reta final, porém, sua estrela foi importantíssima na briga por vaga na Champions League. Uma das últimas ocorreu em abril, contra o Crystal Palace, quando marcou e ainda deu uma assistência na vitória por 5 a 2.
Despedida em grande estilo q24o
A despedida foi com grande festa. Em sua última partida no Etihad, De Bruyne não conseguiu balançar as redes, mas foi recebido com festa nas arquibancadas na vitória por 3 a 1 sobre o Bournemouth, além de receber a notícia de que viraria estátua no estádio.