Islam Makhachev vs Ilia Topuria surgia como uma das superlutas mais aguardadas pelos fãs de MMA para a temporada de 2025 no UFC.
Mas tal expectativa foi freada com a subida do agora ex-campeão peso leve (70 kg) para a categoria dos meio-médios (77 kg). A postura do wrestler russo dividiu opiniões. Ao que tudo indica, Chael Sonnen é dos que pensa que Islam está "fugindo" de Topuria.
Em recente participação no programa Good Guy/Bad Guy, Sonnen surpreendeu ao classificar a decisão do pupilo de Khabib Nurmagomedov como um “sinal de covardia”. Na visão do ex-lutador e atual comentarista, Makhachev deveria medir forças com Topuria, que já havia indicado que deixaria os penas (66 kg) para desafiá-lo na categoria de cima. Como Islam fez o mesmo movimento, o cinturão até 70 kg se tornou vago – e será disputado entre Ilia e Charles do Bronx.
“O Islam subiu (de categoria), mas não por coragem. A questão é que você entrou em uma categoria abertamente dizendo que não enfrentaria um dos tops (Belal). Isso não é um sinal de coragem. É um sinal de covardia. Vamos analisar o que aconteceu. Você tem um campeão mundial invicto e número 1 te perseguindo. Ele (Topuria) está disposto a deixar sua divisão para trás. Ele está disposto a abrir mão do cinturão para perseguir você. E você (Islam) está tão interessado em se livrar deste cara, que você não só abdica do seu cinturão, mas como abandona sua categoria. Não é assim que campeões se comportam”, criticou Chael.
Rivalidade acesa 245v1
Apesar de seguirem em divisões de peso distintas, Topuria e Makhachev mantêm a rivalidade ativa com troca de farpas virtuais. Enquanto o georgiano radicado na Espanha acusa Islam de fugir de um combate entre os dois, o wrestler do Daguestão minimiza as credenciais de Ilia, ironizando seu trash talk e importância na divisão dos leves. Agora resta saber se eventualmente os caminhos dos dois astros do UFC irão se cruzar e a rixa será tirada a limpo dentro do octógono.