Os bastidores do skate brasileiro seguem agitados a 150 dias do início das Olimpíadas de Paris.
A Confederação Brasileira de Skateboarding, que foi desfiliada pela federação internacional da modalidade (World Skate) em janeiro, conseguiu reverter a decisão através de um pedido cautelar na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Segundo a CBSk, a decisão da CAS, emitida nesta terça-feira (27), devolve a gerência da modalidade brasileira para a Confederação Brasileira de Skateboarding, que inclui a preparação para os Jogos Olímpicos deste ano, até o julgamento final do processo instaurado no tribunal internacional.
De acordo com a confederação, a decisão foi ratificada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que foi direcionado pela World Skate como responsável da modalidade até a criação de uma confederação nacional que cuidasse tanto do skate quanto dos esportes sobre patins, geridos pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).
A Corte Arbitral do Esporte entendeu que a desfiliação da CBSk e a mudança do órgão responsável pelo skate a 6 meses das Olimpíadas seriam muito prejudiciais aos atletas e à modalidade em si.
No entanto, conforme apurou a reportagem, não há um prazo para esse processo ser encerrado, abrindo a possibilidade de uma outra reviravolta até mesmo antes da disputa das Olimpíadas na França.
Ainda segundo a CBSk, a confederação conseguiu junto ao Conselho do Esporte e ao Ministério do Esporte, que o COB retomasse os rees financeiros da Lei Agnelo/Piva para a entidade desde a última sexta-feira.
O Comitê Olímpico do Brasil confirmou essa decisão da CAS e emitiu uma nota oficial sobre o tema:
"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi informado oficialmente da liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendendo a decisão de desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) à World Skate (WS). Com isso, o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris."
No dia 16 de fevereiro, o presidente da CBSK, Eduardo Musa, postou em suas redes sociais uma 'denúncia' de que o COB havia perdido o prazo para pagar as incrições dos skatistas brasileiros na disputa do 1º mundial do ano organizado pela World Skate.
O Comitê Olímpico, no entanto, negou essa informação e disse que o pagamento junto com as incrições estavam dentro dos conformes. A reportagem apurou com alguns competidores que eles não foram prejudicados em virtude dessa suposta falta de pagamento das inscrições.
A reviravolta nos bastidores acontece já com a temporada do skate em andamento. No último final de semana, foi disputada a 1ª etada da SLS, realizada em Paris, e nesta quarta-feira (28), começa o Mundial de Skate Park, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, que vai contar pontos para o ranking de classificação para as Olimpíadas da World Skate.